4 de maio de 2018

A Era do Profissional T-Shaped

Pesquisas apontam que o profissional do futuro não pode ficar restrito à sua formação. É preciso inovar e buscar constantemente novas ideias, informações e e aprender a ser multidisciplinar, como consequência, aprender a atuar fora da sua zona de conforto.

A capacitação é primordial, mas a auto avaliação e atualização mais ainda! Os profissionais promissores são aqueles que não podem achar que estão atualizados, pois as mudanças no mercado são constantes, rápidas e provocadas pelas demandas da sociedade, e claro, suas tecnologias.

Este profissional multidisciplinar possui uma visão mais macro de todo o processo de uma empresa, possui a habilidade de integrar as pessoas, de agregar valor no processo como um todo, de trazer novos conhecimentos e soluções.

O conceito T-Shaped, que simboliza a busca por profissionais que sejam capazes de entender e atender aos diversos tipos de demandas de uma empresa usando criatividade e envolvendo uma visão diferenciada.

A letra “T” simboliza um tronco onde a parte vertical representa os conhecimentos especialistas e a parte horizontal, os conhecimentos mais generalistas, onde o profissional consegue falar a respeito e possui ferramentas para se aprofundar.

E é exatamente essa a busca das empresas, profissionais que possuam uma habilidade aprofundada e conhecimento de uma série de outras habilidades. A tendência é que as equipes multidisciplinares tenham gradativamente mais interesse em buscar um perfil T-Shaped, já que a economia global exige cada vez mais soluções integradas.

rh
About mkt

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *