3 de julho de 2017

Redução do mix de marcas ajuda a elevar lucro

Aumentar o share of mind entre os varejistas não é mais uma tarefa fácil. Entre 2012 e 2016, o número de marcas que ampliaram seu índice de lembrança acima de 1 ponto percentual (pp) caiu 19%.

Com isso, 446 conseguiram crescer no ano passado. Dois fatores principais explicam esse fato. Um deles é a maior complexidade na comunicação com o consumidor final. Hoje, as pessoas dispersam sua atenção pelas mais variadas mídias.

Outro aspecto diz respeito à redução de marcas, tanto no mix do varejo quanto no portfólio da indústria, impactando diretamente na lembrança do supermercadista.

A redução do sortimento também é uma resposta ao grande número de lançamentos com propostas semelhantes às de itens já existentes no mercado (os chamados me too), que canibalizam vendas.

Menos marcas crescem
Ampliar a lembrança entre os varejistas passa por iniciativas em parceria com o fornecedor, como sugestões de mix ideal. Apesar da iniciativa das indústrias, os consultores afirmam que o varejista precisa participar do processo, já que ele tem a visibilidade da categoria como um todo.

Número de marcas tiradas de linha
Indústria e varejo começam a limpar do mix itens que canibalizam vendas em vez de ampliá-las

Varejo
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