15 de maio de 2017

Margens elevadas nos pontos extras

Quais produtos são expostos nas pontas de gôndola, ilhas e checkstand da sua loja? Se a resposta for aqueles de alto giro e baixo valor agregado, reveja essa prática. Você está perdendo dinheiro.

Áreas nobres de um supermercado chamam a atenção do público e estimulam compra por impulso. Portanto, é preciso aproveitá-las ao máximo para elevar a lucratividade.

Nos checkstand e pontos extras é preciso trabalhar com itens de alta margem, que não constam da lista habitual de compras do consumidor.  Esse espaços são bons para gerar margem+volume e não só giro do que já vende.

É importante considerar que algumas categorias funcionam melhor do que outras nos pontos extras, as redes procuram sempre escolher produtos pouco lembrados pelo cliente, mas desejados por eles, independente do desembolso.

Estratégia para checkstand
Cada tipo de ponto extra requer um tipo de produto. No checkstand, vale expor itens que exigem do consumidor mais tempo de avaliação e decisão, caso dos artigos de higiene e beleza. E os resultados em vendas/margem serão tanto maiores, quanto mais sofisticados forem os produtos expostos

Coerência de exposição
As pontas de gôndolas também funcionam como referência de localização dos departamentos da loja. Por isso, não dá para colocar um item de mercearia doce na entrada do corredor de limpeza

Soluções de consumo
As ilhas e as pontas de gôndola também são ótimos lugares para expor produtos sazonais, e o melhor é expor mais de um item. Opte por uma solução completa ou combinações úteis para o consumidor.

Excesso de promoções
O excesso de pontas de gôndolas com itens em promoção faz a loja perder margem e enfrentar dificuldade na hora de resgatar o preço normal. Tal excesso também dificulta a análise dos resultados e, portanto, as decisões futuras. Afinal, deixa dúvidas sobre o que estimulou a venda do produto: preço baixo? presença no tabloide? exposição na ilha? O equilíbrio entre promoções, itens de mais valor, papel da categoria, é sempre o melhor conselheiro.

Varejo
About mkt

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *